Terceira Igreja Presbiteriana de Rio Claro

Rua Nove, 1983 - Santa Cruz - 13500-220

terceiraipbrc@gmail.com

(19) 3617.7879 | (19) 3617.7880

(19) 99657.5047

  • Facebook
  • YouTube
Buscar
  • 3ª IPB Rio Claro

Um Pouco de Nossa História

3ª Igreja Presbiteriana de Rio Claro

No dia 10 de março de 1934, na casa de Dona Cecília Cerqueira Carvalho, às 16h, reuniu-se a 1ª Escola Dominical com a presença de 13 crianças e 9 adultos sob a direção do Rev. José Carlos Nogueira.


A partir de então, todos os domingos se reuniam na casa de dona Cecília para fazer a Escola Dominical. Dona Cecília e filhas saiam pela vizinhança convidando as pessoas para irem à Escola Dominical, que iniciava às 15h.


Daí por diante, o trabalho foi aumentando e, como testemunhou a própria dona Cecília: “A oração era o poder de nosso trabalho todos os sábados, pois que demos início à reunião de oração, e não saíamos nunca para um trabalho, sem antes orar”. Todas as terças-feiras eles se reuniam para orar e no 1º sábado de cada mês, havia na casa de Dona Cecília a noite toda de oração em favor pelo trabalho.


Criou-se um grupo chamado Comando da Madrugada. Esse grupo saia todos os domingos às 3h da madrugada. Nessa caminhada deixavam-se folhetos e convites para os trabalhos daquele pequeno ponto de pregação.


O trabalho na casa de Dona Cecília teve também a colaboração do médico Dr Eduardo Lane, que na época era diretor do Hospital Evangélico, e de sua esposa Dona Neli. Muitas vezes o Dr Eduardo Lane pregou nesse trabalho ainda incipiente. De fato, a família Lane muito contribuiu para o desenvolvimento desse trabalho.


O filho de Dona Cecília, Euclides, colaborava bastante pelo trabalho: pregava nas reuniões; nas férias ou nas folgas fabricava carrinhos, cavalinhos, carrocinhas e muitos outros brinquedos, comprava bonecas e ia guardando todos os brinquedos para distribuir às crianças na festinha de Natal.


Na casa de Dona Cecília, por ocasião do Natal, eram apresentadas peças evangelísticas e hinos natalinos. Como a casa não era tão ampla, o marido de Dona Cecília, Arthur, tirava uma parede da sala para deixá-la mais ampla. E passada a festa, seu marido reconstruía a parede novamente.


O trabalho cresceu e a nova igreja se formou. No dia 04 de janeiro de 1959 foi consagrado o Templo da 3ª Igreja Presbiteriana de Rio Claro. O Rev. José Carlos Nogueira que a 10 de março de 1934 abriu o trabalho na casa de Dona Cecília, 25 anos depois consagrava o templo que ele espiritualmente edificou. A organização oficial da igreja se deu no dia 16 de fevereiro de 1963.


Agradecemos a Deus pela história da 3ª Igreja Presbiteriana de Rio Claro, pela família Carvalho, especialmente, por Cecília Cerqueira Carvalho (1896-1981), serva fiel e dedicada na propagação do Evangelho, onde tudo começou. Soli Deo Gloria!




Rev. Célio Gomes de Azevedo

0 visualização