Terceira Igreja Presbiteriana de Rio Claro

Rua Nove, 1983 - Santa Cruz - 13500-220

terceiraipbrc@gmail.com

(19) 3617.7879 | (19) 3617.7880

(19) 99657.5047

  • Facebook
  • YouTube
Buscar
  • 3ª IPB Rio Claro

Na Tua Luz Vemos a Luz

"Pois em Ti está o manancial da vida; na Tua luz, vemos a luz ” - Salmo 36.9

O salmista usa uma belíssima metáfora onde Deus é comparado ao sol nas alturas, clareando todos os lugares, iluminando todos os rincões, atingindo até mesmo os planetas. Com essa analogia, o salmista transmite o sentido espiritual, permitindo ao povo do Senhor ver muito além do mundo físico.


Pela luz natural o ser humano tem conhecimento das coisas naturais; pela luz espiritual, o ser humano tem conhecimento das coisas de Deus. Porém, nenhuma criatura humana pode iluminar sua própria alma; todo entendimento espiritual só pode vir da única e suficiente fonte, que é o próprio Criador, chamado de Pai das luzes: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes” (Tg 1.17).


Quando estamos diante da luz do Senhor, contemplamos nossas próprias deformidades e a mais urgente necessidade de salvação (Is 6.1-3). Então, Deus nos mostra a face de Cristo, onde temos a luz da salvação: “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, Ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (II Co 4.6). Nele está a resposta para as mais diversas questões de vida e morte, e da vida depois da morte. Não se encontra a resposta olhando para nós mesmos. É somente em Cristo Jesus. Ele é a resposta. Não há outra fonte de luz e verdade. Solus Christus!


Em Jesus compreendemos os grandes assuntos da existência humana que tanto inquieta a alma humana, sobre os quais tanto desejamos ser informados. Tudo longe de Deus é escuridão. Portanto, se desejamos saber sobre a salvação, isso deve ser buscado através de um relacionamento direto com Jesus, que é o sol da justiça (Mq 4.2), a luz do mundo (Jo 8.12) e o único caminho pra salvação: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Assim, desfrutaremos com os remidos daquilo que está prometido em Sua santa Palavra a respeito da cidade santa onde morarão os salvos em Cristo: “A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada” (Ap 21.23); “Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos” (Ap 22.5).




Rev. Célio Gomes de Azevedo

0 visualização