Terceira Igreja Presbiteriana de Rio Claro

Rua Nove, 1983 - Santa Cruz - 13500-220

terceiraipbrc@gmail.com

(19) 3617.7879 | (19) 3617.7880

(19) 99657.5047

  • Facebook
  • YouTube
Buscar
  • 3ª IPB Rio Claro

Deus que Age

“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera" - Isaías 64.4


A belíssima declaração do profeta Isaías revela a graciosidade de Deus ao agir em nosso favor. Com uma linguagem expressiva e tons de majestade, o profeta descreve a ação emblemática do Criador que estende as mãos às Suas criaturas. Verdadeiro gesto de amor entrelaçado à Sua compaixão!


Quando, no passado, o povo se viu sob a tirania do governo egípcio, a nação mais poderosa e com um exército mais preparado, foi Deus quem ouviu o gemido do Seu povo e os livrou com poderosa mão, abrindo um caminho no meio do mar, vingando os inimigos e levando Seu povo em segurança (Êx 2.23-25).


Quando, no passado, o povo jornadeava pelo deserto, foi Deus quem os guiou em terreno arenoso, sob circunstâncias inóspitas, livrando-os do perigo e preservando-lhes a subsistência: as roupas não envelheciam, nem os pés inchavam por longos quarenta anos de deserto, nem era necessário plantar ou colher porque Deus fazia chover o pão do céu todos os dias (Dt. 8).


Quando, no passado, o povo ainda permanecia no deserto, foi Deus quem os guiou numa nuvem durante o dia e numa coluna de fogo durante a noite, sem jamais se apartar do povo naquela circunstância (Êx. 13.21). E ainda se manifestou de modo mais especial: no alto do Monte Sinai, com trovões e relâmpagos (Êx. 19.16-19).


Bem disse o profeta que, desde a antiguidade, jamais se viu um Deus que trabalha para aquele que nele espera! De fato, Deus tanto é transcendente quanto imanente. Tanto habita nas maiores alturas, quanto está presente na criação. Tanto se assenta no globo da terra (Is. 40.22) quanto se assenta com o contrito e abatido de espírito (Is. 57.15). Deus é auto existente (Sl. 90.2) e, no entanto, não tem Sua mão encolhida nem Seus ouvidos desatentos ao necessitado (Is. 59.1). Deus nos ama com amor eterno a ponto de dar Seu único Filho, a fim de nos salvar! (Jo. 3.16).


Que diremos à vista dessas coisas? Só podemos concluir que Deus é por nós (Rm. 8.31) e age em nossa vida de maneira maravilhosa. Experimente o agir de Deus em sua vida através da comunhão sincera na oração, na leitura de Sua Santa Palavra e na adoração comunitária. Com certeza você jamais se esquecerá! Faça isso agora mesmo. Não deixe pra amanhã. Ainda que você tenha uma vida atarefada, faça de tudo para reservar um momento para conversar com Deus, meditar na Bíblia (Sl 19.14) e prestar culto junto com os demais irmãos.




Rev. Célio Gomes de Azevedo

0 visualização