Buscar
  • 3ª IPB Rio Claro

Convite a um Olhar Correto

"Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos” - Provérbios 3.7-8

O ser humano sofre de cegueira, como disse o próprio Jesus (Mc. 8.18). Nossa perspectiva está completamente deformada, pois enxergamos o argueiro no olho do outro e não reparamos na trave no nosso próprio olho (Lc. 6.41). A Bíblia nos convida a uma mudança de perspectiva. Somos chamados a olhar para um Deus santo que irá despertar o nosso temor e revelar a nossa sombra. Enxergar o mal a partir do amor de Deus nos capacita a nos desviar dele. A verdade sem amor é desesperadora, mas a verdade em amor é libertadora.


Nossas escolhas morais têm consequência para o nosso estado físico. Mais uma vez a Palavra é precursora em ressaltar esse aspecto psicossomático. A saúde inclui as dimensões física, mental e espiritual. Negar os nossos pecados nos faz adoecer, como testemunha Davi (Sl. 32.3), e confessá-los nos cura. A maioria das doenças é fruto de desequilíbrio emocional que abala o nosso sistema imunológico e nos torna receptivos às agressões do meio. Emoções negativas, como amargura e culpa, funcionam como um veneno que nos contamina e afeta também os outros ao nosso redor, enquanto emoções positivas, como alegria e quebrantamento, são terapêuticas. Emoções reprimidas são somatizadas. O azedume se transforma facilmente em gastrite, e a culpa em câncer. Por isso, é preciso ouvir a mensagem do corpo e decifrar o sentido de nossas enfermidades.


A verdadeira espiritualidade deve nos tornar cada vez mais humanos, mais integrados. O ditado francês: “Qui veut faire l’ange, fait la bête” (“Quem quer se passar por anjo, se faz de besta”) ressalta a presunção do ser humano de querer ser maior do que é. Sem o reconhecimento do nosso tamanho real e limitado diante de um Deus infinito, tendemos a nos tornar uma caricatura composta de um espírito desencarnado e de um corpo desalmado, sujeito a doenças oportunistas. Olhar para nós da perspectiva de Deus nos capacita a enxergar o mal para evita-lo e assim promover o nosso bem físico, mental e espiritual.


Oração: Senhor, obrigado pelo teu amor incondicional que me dá coragem para reconhecer as minhas falhas.




(Extraído e adaptado do livro: Devocionário Refeições Diárias)

0 visualização

Terceira Igreja Presbiteriana de Rio Claro

Rua Nove, 1983 - Santa Cruz - 13500-220

terceiraipbrc@gmail.com

(19) 3617.7879 | (19) 3617.7880

(19) 99657.5047

  • Facebook
  • YouTube