Terceira Igreja Presbiteriana de Rio Claro

Rua Nove, 1983 - Santa Cruz - 13500-220

terceiraipbrc@gmail.com

(19) 3617.7879 | (19) 3617.7880

(19) 99657.5047

  • Facebook
  • YouTube
Buscar
  • 3ª IPB Rio Claro

Achar

“Busquem o Senhor enquanto é possível acha-Lo; clamem por Ele enquanto está perto” - Isaías 55.6


Achar uma coisa que se perdeu, que foi esquecida ou que não se esperava. Este verbo é muito importante e geralmente traz consigo novas experiências de descoberta.


“Achar” aparece 607 vezes na Bíblia, que, no sentido mais usual, significa “encontrar por acaso ou procurando”.


Nas sintéticas parábolas do tesouro escondido e da pérola (Mt. 13.44-46), o verbo aparece duas vezes. Certo homem acha um tesouro oculto no campo e, então, transbordante de alegria, abre mão de tudo o que tem para comprar aquele campo. O negociante de pérolas acha uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra. Na mais provável interpretação, Jesus não é tesouro nem pérola, mas o homem que os achou e, então, a si mesmo se esvaziou e se humilhou, indo até a morte e morte de cruz (Fp. 2. 5-8), para comprar “para Deus e os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação” (Ap. 5.9). Nas três parábolas de Lucas 15, o verbo achar a dracma perdida e o pai acha o filho perdido. Segue-se o transbordamento de alegria, na terra e no céu. Feliz o homem que é achado pela graça e a ela responde convenientemente.


Bem-aventurado o homem que redescobre a Bíblia e acha nela uma porção de coisas de suma importância para a vida que agora é e para a que há de ser (1Tm. 4.8).


Todas as vezes que se acha a Palavra de Deus, segue-se um movimento de reforma e reavivamento, seja na esfera individual, familiar, eclesiástica ou nacional.


“Achamos o Messias”, exclamou, de forma simples e direta, o discípulo André ao irmão Simão Pedro (Jo. 1.41). Ora, não há maior notícia que esta: achar aquele que nos achou primeiro. Jesus é o Redentor que todos aguardam e de que todos necessitam secretamente, aquele que estava para vir e veio.


Oração: Pai, revela-me Tua presença, Tua vontade e Teu caráter. Permita-me achar Tua Palavra, enquanto caminho à procura de Ti.




(Extraído e adaptado do livro: Devocionário Refeições Diárias - 5 de Janeiro)

0 visualização