Buscar
  • 3ª IPB Rio Claro

A Cruz e a Reconciliação

“E reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.” - Efésios 2.16

Ver a vida na perspectiva da cruz significa vê-la inteiramente em termos de rendição. Foi isso que a cruz representou para Cristo. As potências do mundo se voltaram contra Ele, o acusaram, traíram, condenaram e crucificaram. No entanto, Ele manteve-se submisso ao Pai, ao seu propósito e à sua vocação, tornando-se livre para amar judeus e gentios, gregos e romanos, pagãos e religiosos, pobres e ricos, senhores e escravos. A cruz promoveu a amizade, a reconciliação, e trouxe o perdão e a paz entre os homens. O nascimento e a morte de Cristo trouxeram ao mundo o propósito redentor de Deus de reconciliar, em si mesmo, todas as coisas.


A amizade só é possível com a rendição. Enquanto permanecermos armados, desconfiados, protegidos, alimentaremos o individualismo, a inimizade e a distância. A cruz nos coloca despidos, fracos, desprotegidos e vulneráveis. Ela destrói a inimizade, derruba suas barreiras, nos aproxima, quebra preconceitos. Faz-nos aceitar o mundo e as pessoas como são e cria em nós o alicerce da comunhão e amizade.


Que diferença a cruz faz em suas amizades?


“Ó Deus, inefável bondade e misericórdia, Criador e Redentor do gênero humano, que purificas os corações daqueles que em Ti creem e que, contritos, confessam os seus pecados em Tua presença, que os libertas de todas as cadeias da culpa. Clamamos por Ti e te rogamos por ajuda e por cura. E por não termos nenhuma esperança e nenhuma salvação, a não ser em Tua misericórdia, dá que possamos participar do mistério da reconciliação em Jesus Cristo” (Carlos Magno, 742-814)


Oração: Pai, a inimizade é o fruto do meu pecado, da minha indiferença, ciúme, soberba, culpa e egoísmo. Que Tua cruz quebrante o orgulho do meu coração, promova entre mim e o meu próximo a reconciliação e me torne membro do Teu glorioso corpo. Amém.




Rev. Ricardo Barbosa

(Extraído: Devocionário Refeições Diárias)

0 visualização

Terceira Igreja Presbiteriana de Rio Claro

Rua Nove, 1983 - Santa Cruz - 13500-220

terceiraipbrc@gmail.com

(19) 3617.7879 | (19) 3617.7880

(19) 99657.5047

  • Facebook
  • YouTube